Interrompa o padrão da sua ansiedade! Parte 1

 

Você sabia que a ansiedade é um processo interno?

Que há uma serie de etapas que acontecem até você sentir a ansiedade e que há um padrão que acontece todas as vezes? Imagine o que pode acontecer se você retirar ou modificar um pequeno passo desse padrão. É exatamente disso que iremos falar.

A ansiedade é uma nominalização para algo interno. Ela acontece de forma diferente de pessoa para pessoa. Os sintomas que normalmente são similares, como a angústia, sudorese, coração acelerado. O fato é que há um padrão envolvido todas as vezes que ela acontece. Um padrão só seu. Funciona mais ou menos como a sua forma de “criar” a ansiedade dentro de você. E tudo isso de forma automática, claro. Quase como se você não tivesse controle. Quebrar este padrão é fundamental para se livrar do mal que a ansiedade traz para a sua vida.

Pense na ansiedade como uma série de conexões neurais. Todas estas conexões se associam umas nas outras e geram o que chamamos de ansiedade. Isso gera um padrão de conexões, ou o padrão que faz a ansiedade funcionar. Este padrão é o único caminho que o seu cérebro conhece para atingir determinado objetivo, como por exemplo, sair de uma situação ruim e de desconforto.

Funciona mais ou menos assim:

Imagine que você esta em uma trilha que leva para uma cachoeira. Existem diversos caminhos para chegar na cachoeira, mas você só conhece um. Talvez, este não seja o caminho mais fácil, mas é o único que você faz, pois você só conhece ele. Nossa mente funciona de forma parecida.

Quando aprendemos um caminho para sair de uma situação de incomodo, ficamos fazendo esse caminho sempre. Dia após a dia. De forma automática e subconsciente. Os neurocientistas chamam isto de neuroplasticidade.  E este caminho pode ser justamente os sintomas de ansiedade que você tem sentido.

O segredo esta em fornecer novos caminhos! Se o nosso cérebro tiver outras formas de reação, se ele conhecer outros caminhos de reação, ele diminui o impacto que a ansiedade causa. E é exatamente neste ponto que a hipnoterapia pode ajudar! Fornecendo novos caminhos, modificando padrões e dando opções para novos comportamentos.

A mente humana é algo extremamente subjetivo, não há uma receita de bolo que diga: faça isso e tudo passará. Cada pessoa possui um padrão diferente para fazer a ansiedade funcionar. Entender esse padrão é importante e fornecer novos caminhos é ainda mais importante para diminuir pouco a pouco os sintomas desagradáveis que a ansiedade gera.

Ter em mente que a ansiedade é um padrão que construímos e que podemos modificar ele totalmente fornecendo novas opções é o primeiro passo para eliminar ela de sua vida. A terapia feita sob medida ajuda bastante nesse processo, criando algo especifico para você e suas necessidades.

Nos próximos artigos iremos discutir algumas técnicas que ajudam a criar estes caminhos. Técnicas simples e naturais que permitirão que você pouco a pouco comece a controlar a sua mente. E diminuir os impactos que a ansiedade causam na sua vida. Caso queira, entre em contato para saber mais sobre o processo de hipnoterapia feita sob medida que auxilia você em todo esse processo de autoconhecimento.

Um forte abraço!