FAQs sobre Hipnose Clínica

Perguntas Frequentes

 

Bem-vindo a área de Perguntas e Respostas. Aqui que você pode ter algumas de suas dúvidas respondidas sobre a Hipnose Clínica

Facilitando o caminho

Com o uso das técnicas de forma personalizada é possível expandir a sua visão de mundo e de si próprio, abrindo passagem para o autoconhecimento e resolução das dificuldades atuais.

Com o trabalho em conjunto, podemos identificar os incômodos (ansiedade, depressão, medos, fobia etc.) e trata-los de maneira integrativa (corpo e mente).

As reais mudanças acontecem do lado de dentro e isso transforma tudo ao nosso redor.

Aprendi que neste mundo só temos verdadeiro controle sobre o que pensamos e o que fazemos. Nada mais.

Paulo, quero entender mais sobre a Hipnose!

O que é Hipnose?

Hipnose é o nome que se usa para diversos fenômenos psíquicos. Quando estes fenômenos ocorrem de maneira induzida, usamos o nome de Hipnose. Na Hipnose Clínica usamos alguns destes fenômenos para ressignificar questões emocionais, aumentar o autoconhecimento e permitir o bem-estar.

Eu posso ser hipnotizado(a)?

Sim, pode. Os diversos fenômenos que chamamos de Hipnose ocorrem diariamente em nossas vidas. Lembrar de eventos do passado ou até mesmo do futuro e ser afetados emocionalmente com eles são um tipo de hipnose. A diferença é que nas sessões estes estados são intensificados com o objetivo de resolver questões interiores.

Eu durmo durante a sessão?

Não. A concentração no que chamamos de transe hipnótico pode conduzir a um relaxamento da pessoa, mas não ao sono. Mesmo estando em profundo relaxamento a pessoa hipnotizada continua consciente do que esta acontecendo ao seu redor e com controle de si mesma. O que eventualmente ocorre é uma intensificação do conteúdo imaginado, onde lembranças e sensações ficam mais nítidas.

Hipnoterapia é o mesmo que Psicologia? Só pode ser exercida por Psicólogos?

Não. A Hipnose é uma forma de Psicoterapia que é um campo vasto de teorias e conhecimento da mente humana com fins terapêuticos que podem ou não ser utilizados pelos Psicólogos. Embora as sessões normalmente trazem conteúdos que são tratados utilizando modelos de mente das diversas abordagens de psicologia, como a psicanálise, a ferramenta e o seu uso não são de utilização exclusiva de uma profissão. 

Leia mais sobre o uso da psicoterapia aqui: https://site.cfp.org.br/contato/psicoterapia/

Quais problemas podem ser tratados? No que ela pode me ajudar?

Diversas questões emocionais podem ser amenizadas, controladas ou erradicadas com o uso da Hipnose. Basicamente qualquer questão interna que cause sofrimento pode ser tratada como, por exemplo: ansiedade, fobias/medos, auto-estima, timidez, depressão, insônia, pânico, entre outras. 

Leia mais sobre o uso da psicoterapia aqui: https://site.cfp.org.br/contato/psicoterapia/

Como funcionam as sessões?

As sessões utilizam métodos e técnicas de Hipnose Clínica, Hipnose Conversacional, Programação Neurolinguística e Mindfulness. Durante uma conversa inicial é avaliado o histórico e caso do cliente e posteriormente aplicadas técnicas que são customizadas de acordo com a visão de mundo do cliente. As técnicas dependem de cada caso, mas em sua maioria são técnicas que intensificam memórias e imaginação despertando fenômenos psicológicos que auxiliam na tratativa das questões internas. As sessões podem ser realizadas presencialmente ou ‘online’ desde que possuam os pre-requisitos necessários de conectividade. 

Terei os meus segredos revelados?

Não. A Hipnose não é adivinhação mental. Durante todo o processo você é livre para contar o que for confortável para você. Não há necessidade de contar o que deixa você desconfortável. Os fenômenos hipnóticos ocorrem mesmo sem tais detalhes. Para as consultas online, as video-chamadas são realizadas utilizando criptografia avançada para garantir a segurança da comunicação. 

Hipnose é controle ou lavagem mental?

Não. Os fenômenos hipnóticos ocorrem naturalmente diariamente, durante a sessão apenas intensificamos alguns pontos de modo a liberar o conteúdo reprimido e que causa sofrimento. O controle de todo o processo esta no cliente. O hipnoterapeuta é apenas um guia que conduz a pessoa na utilização destes fenômenos e na ressignificação dos questões emocionais. 

O que é Programação Neurolinguística ( PNL ) ?

PNL são as siglas de Programação Neuro Linguística que se trata de um modelo estratégico de modelagem desenvolvido por Jonh Grinder e Richard Bandler. Resumidamente ela sistematiza a forma de nossos comportamentos, crenças, capacidades, etc e nos permite alterar este sistema, gerando uma nova emoção para uma questão que antes poderia envolver sofrimento.

As técnicas de PNL complementam a Hipnose e a sua utilização que torna a abordagem Sob Medida algo concreto. A PNL é sempre feita de acordo com cada pessoa, utilizando as premissas da modelagem. E é uma verdadeira fonte de transformação. 

O tratamento com Hipnose substitui medicamentos?

Não. O tratamento com Hipnose é complementar a qualquer tratamento já realizado ou que por ventura venha a ser feito com um profissional Psicólogo e/, ou Psiquiatra.

Normalmente os profissionais trabalham em conjunto com o objetivo de auxiliar a pessoa que busca ajuda e obter melhora. Ele potencializa os resultados e aumenta a eficácia de tratamentos em andamento. 

O tratamento com Hipnose dura quanto tempo?

O número de sessões varia de pessoa para pessoa. Não é possível um número exato de quantas sessões são necessárias, pois, existem eventos que estão fora do nosso alcance.

A maioria das pessoas encontra benefícios já na primeira sessão. A média é de 3 a 5 sessões para resolução da maioria das questões emocionais, dependendo do caso.

Qual o valor das sessões de Hipnose?

O investimento para as sessões vão variar de acordo com cada caso e a expectativa que possui sobre o tratamento. A princípio é feita uma avaliação gratuita e é passado o valor do investimento para o processo que você deseja. As sessões podem ser realizadas tanto presenciais quanto online.

Membro da

Aprenda mais sobre a Hipnose

Você pode tirar todas as suas dúvidas sobre a Hipnose e Meditação nos meus canais nas redes sociais. Me siga por lá também para saber em primeira mão quando um conteúdo novo for lançado.

ATENÇÃO

A hipnoterapia é reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia  (CFP, resolução 013/00), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM, parecer 049/99) e pelo Sistema Único de Saúde (SUS, portaria 702/18). Ela é considerada uma prática integrativa complementar aos tratamentos de saúde tradicionais, sem quaisquer abordagens religiosas, místicas ou esotéricas, tendo suas bases no meio científico e acadêmico.

A prática complementar e alternativa de Terapia com Hipnose NÃO SUBSTITUI tratamento com médicos psiquiatras e/ou psicólogos. A prática atua como complemento as terapias tradicionais potencializando os resultados esperados e devendo ser praticada por profissional certificado nas técnicas de Hipnose.

Saiba mais sobre o potencial da sua mente!

Rua Machado de Assis, 115 próximo ao metro Ana Rosa